Implantação de novo sistema começou na terça-feira, 13, pelo módulo de gestão regulatória e, por esse motivo, estão suspensos, temporariamente, os agendamentos de exames e consultas; modernização tecnológica vai garantir mais agilidade e melhoria dos serviços prestados
A rede municipal de saúde de Anápolis está passando por um processo de modernização tecnológica para integração de todos os dados dos usuários em tempo real, agilizando atendimentos e serviços. O novo sistema de gestão permite a realização de todo o acompanhamento das rotinas de saúde executadas pela população, desde o registro das vacinas dos recém nascidos até o acompanhamento geriátrico, perpassando por todos os níveis de atendimentos ao longo da vida, sejam eles realizados na atenção básica, especializada ou urgência, explica o diretor de tecnologia da Secretaria Municipal de Saúde, Washington Duarte.
A implantação da nova ferramenta de software começou na terça-feira, 13, pelo módulo de gestão regulatória e, por esse motivo, estão suspensos, temporariamente, os agendamentos de exames e consultas tanto pelo Zap da Saúde quanto nas unidades. Segundo Washington Duarte, a previsão é de que esses serviços voltem à normalidade na próxima segunda, dia 19. “Os sistemas estão sendo substituídos gradativamente para minimizar as intercorrências, e garantir o atendimento a todos, de maneira célere e cada vez mais segura e digital”, afirma o diretor.
O projeto está dividido em fases de implantação e, inicialmente, já estão em processo de capacitação todos os servidores para a utilização do novo sistema. Ao avançar do projeto, os pacientes terão em suas mãos todas as informações de saúde e mais um mecanismo para comunicação ativa com a Secretaria de Saúde, o que representa mais uma porta para agendamentos de consultas, exames e demais pedidos.
Além disso, acrescenta Washington Duarte, o software atende todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde, o que vai garantir a Anápolis a certeza da transferência de recursos para cidade para que possam ser revertidos em benefícios para a população. “É importante lembrar que além da gestão do atendimento em Anápolis, o software vai gerenciar todas as solicitações dos municípios pactuados, que totalizam hoje, de maneira macro, os 246 municípios goianos”, destaca.