80ª edição do Campeonato Goiano começa nesta quarta-feira (11). O Anápolis enfrenta o Inhumas na quinta; Grêmio Anápolis estreia contra o atual campeão Atlético
A edição número 80 do Campeonato Goiano de Futebol da 1ª Divisão tem início hoje (11), com 12 equipes na disputa, e a cidade de Anápolis será representada pelos clubes que já conquistaram o torneio: O Anápolis Futebol Clube e o Grêmio Esportivo Anápolis. O Tricolor da Boa Vista, foi campeão 1965; e a Raposa levou o título em 2021.
O Campeonato Goiano terá uma cara nova, com a primeira fase disputada com apenas um grupo, contendo os 12 clubes em turno único. Os oito melhores avançam às quartas de final. Os dois piores serão rebaixados à Divisão de Acesso. Nas quartas, semifinal e final, ficam mantidos os jogos de ida e volta. Os clubes de melhor campanha fazem a segunda partida em casa. Em caso de empate no número de pontos e saldo de gols, a disputa irá para os pênaltis, assim como já vinha sendo nas últimas edições.
O Galo da Comarca inicia a jornada diante do Inhumas, atual campeão da Divisão de Acesso, fora de casa, no Estádio Zico Brandão, nesta quinta-feira (12), às 15h30. A Raposa vai a campo mais tarde, às 20h30, contra o Atlético-GO, vencedor da primeira Divisão em 2022, no Jonas Duarte. A primeira rodada, hoje, terá três jogos: Inhumas x Anápolis; Vila Nova x Goiânia; Goianésia x Crac.
Transmissão
Segundo informações da Federação Goiana de Futebol (FGF), os torcedores goianos poderão acompanhar todas as partidas do Goianão através da TV Aberta e das plataformas digitais de transmissão.
No canal 13.1, a TV Brasil Central, TBC, ficará responsável por levar a emoção da bola rolando. Na internet, o aplicativo de streaming DAZN e a FGF TV, canal de Youtube oficial da Federação Goiana de Futebol, serão os responsáveis pela transmissão.
A partida do Galo poderá ser vista pelo FGF TV. Já a partida do GEA terá transmissão via aplicativo de streaming DAZN.
A TV Brasil Central fez parceria com a Federação Goiana de Futebol (FGF) e obteve os direitos para transmitir, ao vivo, os jogos do Goianão 2023.
O vice-governador eleito Daniel Vilela reforçou o protagonismo que o futebol tem na comunicação. Vilela levou ao governador Ronaldo Caiado a proposta para a transmissão. “É um momento muito importante”, destacou, acrescentando que outras ações serão realizadas pelo Governo de Goiás para ter novamente os estádios lotados, marcando a vida de jovens e crianças. Daniel Vilela destacou ainda a importância de impulsionar o esporte como uma forma de política pública.
A TV Brasil Central vai fazer também o pré-jogo e pós-jogo de todas as rodadas do Goianão 2023. Ele anunciou ainda, que todas as imagens da TBC poderão ser usadas imediatamente pelas outras emissoras, facilitando o trabalho dos jornalistas esportivos. “Viemos para dar dignidade aos times goianos e respeito aos torcedores”, complementou.
A Raposa
O elenco do Grêmio Anápolis se apresentou no dia 12 de dezembro e segundo o técnico Edson Silva, os treinamentos foram a pleno vapor: “nossa preparação está muito boa, é um grupo jovem e qualificado”.
Destaque na última edição do Goianão, sob o comando do Iporá, onde emplacou no início do returno, 5 vitórias e 2 empates, e colocou o Lobo-guará na sua primeira semifinal de estadual, Edson Silva acredita que o bom desempenho aumenta a expectativa em relação ao seu trabalho, mas considera natural.
“A cobrança maior é natural, por aquilo que fiz no Iporá. Mas isso me deixa mais forte, mais motivado, para que a gente possa aqui no Grêmio Anápolis ir em busca dos objetivos que traçarmos dentro da competição”, frisou.
Edson Silva espera que a equipe faça uma boa estreia diante do atual campeão goiano.
“A expectativa é muito boa, principalmente quando você pega um time grande. O Atlético-GO é uma equipe com jogadores qualificados, mas estamos no preparando para essa estreia”, finalizou.
O Galo da Comarca
Depois de duas boas campanhas, o técnico Luís Carlos Winck espera elevar o patamar do Galo da Comarca no Campeonato Goiano. A estreia do Tricolor é contra o Inhumas, que retorna à primeira divisão após 27 anos.
Em 2021, Luís Carlos Winck assumiu o Anápolis durante o Estadual, conseguiu ajudar o time a evitar o rebaixamento e se classificar para a segunda fase. No ano passado, o Galo se classificou em segundo no Grupo A, atrás apenas do Goiás, e acabou eliminado pelo Iporá nas quartas de final.
“Temos um bom grupo. Uma equipe mais jovem do que a do ano passado, mas espero que a equipe possa traduzir em campo o que tem sido trabalhado no dia a dia”, disse Winck.
Calendário
Veja calendário de jogos das equipes:
Grêmio Anápolis:
12/01 – Quinta-feira – 20h30: Grêmio Anápolis x Atlético-GO – Jonas Duarte, em Anápolis;
15/01 – Domingo – 16 horas: Goiânia x Grêmio Anápolis – Olímpico, em Goiânia;
18/01 – Quarta-feira – 20h30: Grêmio Anápolis x Aparecidense – Jonas Duarte, em Anápolis;
22/01 – Domingo – 16 horas: Morrinhos x Grêmio Anápolis – João Vilela, em Morrinhos;
25/01 – Quarta-feira – 20h30: Goianésia x Grêmio Anápolis – Valdeir José de Oliveira, em Goianésia;
28/01 – Sábado – 16 horas: Grêmio Anápolis x Inhumas – Jonas Duarte, em Anápolis;
01/02 – Quarta-feira – 20h30: Vila Nova x Grêmio Anápolis – Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia;
05/02 – Domingo – 16 horas: Goiás x Grêmio Anápolis – Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia;
09/02 – Quinta-feira – 20h30: Grêmio Anápolis x Iporá – Jonas Duarte, em Anápolis;
12/02 – Domingo – 16 horas: Grêmio Anápolis x Crac – Jonas Duarte, em Anápolis;
15/02 – Quarta-feira – 20h30: Anápolis x Grêmio Anápolis – Jonas Duarte, em Anápolis.
Anápolis:
11/01 – Quarta-feira – 15h30 – Inhumas x Anápolis – Zico Brandão, em Inhumas;
15/01 – Domingo – 16 horas – Anápolis x Vila Nova – Jonas Duarte, em Anápolis;
18/01 – Quarta-feira – 20h30 – Goiás x Anápolis – Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia;
22/01 – Domingo – 16 horas – Anápolis x Crac – Jonas Duarte, em Anápolis;
25/01 – Quarta-feira – 20h30 – Atlético-GO x Anápolis, Antonio Accioly, em Goiânia;
29/01 – Domingo – 16 horas – Anápolis x Iporá – Jonas Duarte, em Anápolis;
01/02 – Quarta-feira – 20h30 – Anápolis x Goiânia – Jonas Duarte, em Anápolis;
05/02 – Domingo – 16 horas – Morrinhos x Anápolis – João Vilela, em Morrinhos;
08/02 – Quarta-feira – 20h30 – Anápolis x Aparecidense – Jonas Duarte, em Anápolis;
12/02 – Domingo – 16 horas – Goianésia x Anápolis – Valdeir José de Oliveira, em Goianésia;
15/02 – Quarta-feira – 20h30: Anápolis x Grêmio Anápolis – Jonas Duarte, em Anápolis.