More
    InícioEleições 2022Bolsonaro tenta marcar reunião com ministros do Supremo antes de se pronunciar...

    Bolsonaro tenta marcar reunião com ministros do Supremo antes de se pronunciar sobre eleições

    Integrantes da Corte, contudo, resistem em encontrar o presidente sem que ele reconheça o resultado das urnas

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) deseja se encontrar com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no Palácio da Alvorada ainda nesta terça-feira antes de fazer um pronunciamento sobre o resultado das eleições. A informação foi confirmada ao GLOBO por dois integrantes do governo próximos ao presidente e três integrantes da Corte. Magistrados, contudo, resistem em se reunir com Bolsonaro até que ele reconheça a derrota nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Oficialmente, o STF afirma não ter informação sobre qualquer convite..

    De acordo com interlocutores, o presidente quer falar sobre a eleição, mas não há indicativo que resistirá ao resultado das urnas. No entanto, desde domingo Bolsonaro se mantém isolado e ainda não fez qualquer declaração reconhecendo a derrota. Enquanto isso, grupos de apoiadores interditam vias em ao menos 22 estados e no Distrito Federal em contestação ao resultado. O silêncio do presidente tem sido citado por esses manifestantes como sinal de que a derrota não deve ser aceita.

    Um ministro do Supremo ouvido reservadamente disse ao GLOBO ter recebido o convite para a reunião no Alvorada, mas que não irá comparecer. Segundo esse magistrado, qualquer encontro deveria ocorrer mediante a divulgação de uma pauta pública, com antecedência, e deve ter um caráter institucional. Ainda de acordo com esse integrante da Corte, qualquer reunião que ocorrer com a Presidência da República deverá ser feita para tratar de uma transição democrática, e não ser convocada de última hora.

    Segundo turno: Apoiadores de Bolsonaro choram reunidos em frente à casa do presidente no Rio

    Derrota. Bolsonarista chora com o resultado da apuração do segundo turno — Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo
    Bolsonarista chora em reunião em frente à casa do presidente Jair Bolsonaro derrotado nas urnascia O Globo — Foto: Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo

    De acordo com um segundo magistrado, que também disse ter sido consulta sobre o assunto, a reunião está “em tratativas”. Ao menos dois dos ministros, Ricardo Lewandowski e André Mendonça, estão fora de Brasília.

    Bolsonaro passou a manhã inteira no Palácio da Alvorada. O presidente recebeu diversos ministros do governo, entre eles Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União).

    O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou à residência oficial às 10h30.

    Também estiveram no Alvorada o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que coordenou a campanha à reeleição do pai, e o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    últimos posts

    Publicidade

    spot_imgspot_img